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Nova home page do twitter




O twitter finalmente está de cara lavada, esta alteração já era esperada por muitos e finalmente chegou, dando a oportunidade de fazer pesquisas no twitter directamente através da home page. Visualmente mais atractiva, esta pequena alteração pretende causar algum impacto numa altura em que o crescimento do twitter já não é tão exponencial. Com esta alteração abre também nova guerra pela liderança nas redes sociais, actualmente ocupada pelo facebook, uma coisa parece ser já certa o tráfego vindo twitter é mais valioso que o mesmo vindo do facebook, logo aí confere uma vantagem competitiva na parte empresarial. Um estudo recente revelou também que 69% das pessoas ainda nem tem sequer uma opinião formada sobre o twitter, e sabendo que existem mais 5 biliões de pessoas que nem sequer sabem o que é o twitter, o mercado a ser explorado ainda é vasto, e é nesse sentido que vão as mais recentes alterações como a home page mas também a mudança da palavra updates para tweets. Se ainda não viu as alterações confira na imagem abaixo a nova home page do twitter.

 

Sem título


O que não deve fazer no twitter


 

 

 

Como em qualquer rede social também o twitter é composto de regras e pequenos códigos de conduta que qualquer utilizador deverá ter em conta e fazer uso para retirar os maiores dividendos desta poderosa ferramenta. Independente do uso que faça do twitter (trabalho, pessoal, marketing, etc.), deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance de modo a manter os seus seguidores/amigos satisfeitos por o seguirem

Não envie mensagens directas automáticas, como deve saber existem script que permitem enviar uma DM sempre que alguém o segue, esta tem que ser uma frase muito geral que no fundo só faz com que quem está habituado a receber estas mensagens várias vezes, o vejam como mais um spammer ou alguém que lhes quer impingir algo.

Não envie hiperligações na primeira mensagem que envia a um seguidor, faz logo parecer spam, e mesmo que consiga uma visita, provavelmente essa será a única dessa pessoa.

Não use uma linguagem demasiado abreviada, claro que os condicionalismo de ter apenas 140 caracteres ao seu dispor ajuda a que procure abreviar, mas não abuse, ou pode fazer com que o seu tweet fique sem sentido para muito dos seus seguidores.

last-tweet

Não anuncie soluções milagrosas que só causam decepção, alguém defraudado nas suas expectativas decerto não se irá tornar seguidor, ou subscritor do seu blog ou serviço.

Não siga 200 ou 300 utilizadores em 2 horas, quem o acompanhar regularmente passará a vê-lo simplesmente como alguém com interesses na rede, e sem interesses no seu público, esta pode não ser a melhor abordagem para si.

Não polua a sua rede com tweets sem qualquer interesse, a menos que seja uma celebridade falar de banalidades da sua vida não terá qualquer interesse para quem o segue.

Não exponha demasiado a sua vida no twitter (quando vai de férias, horários de trabalho, etc) está sempre alguém do outro lado à espreita.

Não espere conseguir muitos seguidores se a sua rede não é actualizada regularmente, procure formar uma relação de proximidade com a sua rede, enviando tweets, retweets, @reply’s…

Não utilize a sua linha de tempo para enviar tweets que apenas interessam a duas pessoas, sempre que for possível use as DM’s para esse fim. As pessoas consultam a sua linha de tempo em busca de algo que lhes seja útil e não em busca de conversas que nem sequer compreendem.

Não faça re-tweets de todas as hiperligações, embora possa satisfazer uma ou duas pessoas, vai provocar o efeito contrario em muitas mais se começar a ser sistemático.

Não envie o mesmo tweet mais de três vezes, além de ser extremamente penoso para quem o segue, também pode ver a sua conta bloqueado devido a spam

Preocupe-se mais com a qualidade do que com a quantidade, isto é válido para os seus tweets mas também para os seus seguidores.

Não entre em esquemas que lhe dizem garantir um numero elevado de seguidores pode no final ter uma surpresa desagradável, pode ser assinalada a sua como conta de spam, ou até ser alvo de roubo de dados pessoais e apropriação da sua conta.

Espero que estas dicas possam melhorar a sua experiencia na rede e também melhorar a dos que o rodeiam, bons tweets!

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Partilha de imagens no twitter



A partilha de imagens e video, é uma das formas mais interessantes de tornar o twitter mais envolvente, além de ser sempre uma forma mais atractiva de visualização. Em baixo deixo algumas das ferramentas mais usadas para a partilha de imagens no twitter.

 

twitpicPermite fazer o upload de uma imagem e automaticamente envia-lo num tweet este é sem dúvida o serviço mais usado até porque faz parte do serviço padrão da popular ferramenta TweetDeck.

 

twitgoo Pode enviar tweets directamente da aplicação, fazendo desta a mais amigável do twitter, dando-lhe ainda a possibilidade de incluir imagens da aplicação.

 

yfrog  Carregue uma imagem do seu computador ou uma imagem através de um URL. Faz uso do OAuth.

 

tweetphoto  Oferece várias opções avançadas que pode obter sem custos, como estatiscas e geo-tagging.

 

pixim  Muito na base dos anteriores permite o upload de imagens.

 

O colega Adriano do blog Planeta twitter lança também uma dica muito interessante para alterar a sua foto de perfil, inserindo na mesma um pequeno desenho do género de um logótipo.

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TweetDeck – use o twitter a partir do desktop



A TweetDeck é uma das mais famosas aplicações baseadas no twitter, e considerada por muitos a melhor, esta permite-lhe fazer o mesmo uso do twitter mas mais comodamente a partir do seu desktop. Esta faz uso da tecnologia AIR por isso antes de instalar o TweetDeck deve instalar o Adobe AIR. Na TweetDeck tem opções muito variadas, como adicionar a sua conta do Facebook à aplicação, enviar tweets directamente por email, traduzir tweets, entre muitas outras. No fundo, além de lhe permitir fazer o mesmo que fazia através da internet, junta-lhe muitos serviços na mesma ferramenta, que lhe permitem poupar tempo e trabalho. Se ainda está familiarizado com o twitter veja como criar conta e como dar os primeiros passos no twitter antes de começar a utilizar a TweetDeck.

Instalação:


  • Para começar deve aceder ao endereço da TweetDeck;

  • Clique em “Download Now”;

  • Clique em Abrir;

  • Seguidamente em instalar, a instalação é similar a muitos outros programas;

  • No final abra a aplicação;

Começar a usar:

Abra a sua aplicação TweetDeck e aceda a “settings” no canto superior direito, carregue em account, entre com os seus dados da conta twitter e pode começar a utilizar. Pode adicionar o numero de contas do twitter que entender, e visualizar contas diferentes em simultâneo. Também em “settings” pode alterar muitas das opções da TweetDeck para o pôr um pouco mais à sua medida, como por exemplo tirar as notificações ou mudar as cores da ferramenta.

Vantagens


  • Pode seguir, deixar de seguir, bloquear ou desbloquear alguém da sua rede sem sequer necessitar aceder ao seu perfil;

  • Tem actualizações automáticas ao contrario da navegação pela web que tem a necessidade de fazer actualizar, ou premir F5 para ver as novas actualizações;

  • Encurtador de URL próprio, deixa de ter necessidade de aceder a outro serviço para encurtar um URL.

  • Notificações de novos tweets na linha de tempo no canto superior direito, como pode ver na imagem abaixo;

  • Pode traduzir com um clique os seus tweets e os dos seus amigos;
tweetdeck-notification

Desvantagens


  • Embora os limites da twitter API tenham aumentado recentemente de 100 para 150 actualizações, ainda assim é um numero relativamente baixo se a sua conta for bastante activa. Este numero define o numero máximo de actualizações por hora, ou seja depois de ultrapassar este numero deixa de poder enviar tweets e ou receber as actualizações da sua rede. No topo direito pode ver uma contagem mostrando quantas actualizações ainda tem disponíveis antes de atingir as 150.

  • Um pouco confuso ver as “direct messages” enviadas e recebidas, já que aparecem todas juntas.

  • Aplicação um pouco pesada, consome recursos ao nível da memoria RAM, podendo depois de alguma utilização deixar o seu sistema mais lento.
Estas são apenas algumas das funções básicas, que deve testar, outras opções podem ser encontradas na ferramenta, basta começar a utilizar e em pouco tempo estará dentro de todas as opções mais avançadas, divirta-se a explorar e a testar, bons tweets!
E você ainda envia tweets a partir da internet, ou já se converteu ao TweetDeck?

Partilhe vídeos no twitter



Esta lista pretende mostrar-llhe alguns dos serviços que permitem e facilitam a partilha de vídeos no twitter. Recentemente a Microsoft anunciou que vai descontinuar a utilização do seu serviço de mashups o Popfly, pondo com isto em risco grande parte dos mashups desenvolvidos nesta ferramenta e utilizando a API do Twitter. Por essa razão e porque é necessário termos à mão, alternativas credíveis quando a aplicação que utilizamos mais frequentemente falhar, decidi que vou passar a publicar aqui no blog algumas listas de aplicações para estarmos precavidos no caso de sermos surpreendidos. Os serviços abaixo têm discriminados  o uso ou não de Oauth, esta é uma questão muito importante na segurança da sua conta. O Oauth permite que se ligue à sua conta do twitter sem partilha da password, o que pode evitar dissabores como a suspensão da sua conta, alguns destes programas acabam por fazer uso dos seus dados pessoais para futuramente fazerem spam através da sua conta.

yfrog yfrog – Permite a partilha de vídeos e imagens, a partir do seu computador ou de um endereço web. Muito simples de usar e em língua portuguesa, faz uso do Oauth.

ffwd ffwd – Permite descobrir vídeos com base nos seus interesses e partilh-lo de seguida no twitter.

twitvid.io TwitVid – Versão para vídeos do twipic, permite gravar um vídeo directamente da sua webcam, e envio de vídeos através do seu telemóvel, disponibiliza também a sua API.
tweetube TweeTube – Partilha de videos, fotos, bookmarks, youtube videos, URL’s…


twiddeo Twiddeo – Difere-se dos anteriores na disponibilização de um script da Greasemonkey que permite ver os seus vídeos directamente no twitter, num próximo artigo irei falar mais alargadamente destes script e como eles podem melhorar a forma como navega na web.
twitc Twitc – Permite a partilha de mais de 300 diferentes tipos de ficheiros, claro vídeo incluído.

twitlens TwitLens – Partilha de vídeo e fotos, faz uso do Oauth.

Se conhecer outras aplicações que permitam partilhar vídeos no twitter, deixe-nos um comentário com o mesmo, e enriqueça também este artigo ;)

Já que hoje é o dia do vídeo aqui no PTwitter, deixo-lhe também dois vídeos muito divertidos e  ilustrativos de um pouco do que é hoje o twitter.





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A história do twitter (em imagens)
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Revtwt – Ganhe dinheiro com os seus tweets



Este serviço Revtwt anteriormente chamado de twtAd, permite-lhe ganhar dinheiro sempre que os seus seguidores clicarem num tweet publicitário seu. Por cada clique legitimo será pago um valor entre os 0,04c e os 0,015c. Este serviço tem tido um crescimento e aceitação muito interessante, e por isso no momento em que ler este artigo possivelmente o preço pago por clique já pode ter subido, ainda à poucos meses o preço máximo pago por um clique dificilmente ultrapassaria os 0,05c.

Criar conta


  • Dirija-se ao site da Revtwt;

  • Clique em “Earn money”;

  • Preencha os seus dados pessoais;

  • Forneça os seus dados do twitter;

  • Forneça a sua conta paypal, se ainda não tem ou não sabe o que é, veja como criar;

  • Deve reservar 5 minutos para dar uma olhadela nas condições do serviço para não ser surpreendido e ver a sua conta cancelada por infringir as condições do serviço;

  • No final clique em submit;

Enviar um tweet publicitário

Para enviar um anuncio no revtwt em forma de tweet, basta ir a “Post ads” no menu, escolher o anuncio com base no valor que este lhe vai render, e ver em seguida a página de aterragem do anuncio, que é a página que os seus seguidores vêem depois de clicarem no link do seu tweet, e no final seleccione post ad. É muito importante ter uma noção clara de quem é o seu público, já que cada anuncio estipula um publico alvo, ou seja se os seus seguidores são na maioria habitantes do Brasil ou Portugal, deve escolher um anuncio orientado para esse público. No fundo da cada anuncio pode ler a frase “Only clicks from these countries will be paid:”, o que significa que se postar um tweet em que apenas os Estados Unidos aparecem nesta zona, e apenas pessoas localizadas em Portugal ou no Brasil clicarem você não receberá nada, deve escolher sempre anúncios que estejam orientados para a localização do seu publico. Também por esta razão deve manter desseleccionada a opção de publicar automaticamente anúncios na sua conta como é visível na imagem abaixo, já que ao auto postagem não lhe garante que o anuncio é orientado para a localização do seu publico. ,
post-revtwt
Não deve também estar sempre a maçar os seus seguidores, com posts deste tipo, as regras deste serviço dizem que deve respeitar um intervalo de 4 tweets entre cada tweet publicitário. Não pode pedir para lhe clicarem nos anúncios, alterar os anúncios, ou induzir os seus seguidores a clicarem de uma outra qualquer forma. Todos os cliques considerados fraudulentos não serão contabilizados, como por exemplo cliques de bots e cliques repetidos.

Pequeno exercício


  • Imagine que tem uma conta com 300 seguidores;

  • Publica um tweet de valor por clique de 0,05;

  • Em cada anuncio que publica 10 dos seus seguidores clicam;

  • Logo: 10x0,05 = 0,50c;

  • Se publicar 3 anúncios por dia: 0,50x3 = 1,50c;

  • Num mês: 1,50x30 = 45$
Este exercício é meramente explicativo das potencialidades deste programa, podendo revelar-se mais ou menos vantajoso para si dependente da quantidade de seguidores que tem, da qualidade do seu público e do preço por clique do anuncio que seleccionou. no entanto este programa exigi pouco esforço da sua parte, logo tudo o que possa vir a render é bom. Embora seja um programa recente tenho visto que alguns já começaram a receber, da minha parte ainda estou numa fase experimental quando tiver algum feedback do programa, faço novo post com as novidades. Bons tweets!

SEO no Twitter



Para quem não sabe o que significa SEO (Search Engine Optimization), isto significa optimização para os motores de busca, e caracteriza-se por ser um conjunto de técnicas, que devidamente combinadas permitem que o seu blog ou website e neste caso também o seu perfil do twitter, apareçam melhor colocados, por exemplo quando faz uma pesquisa orgânica no Google por um artigo, por um nome de utilizador do twitter, ou mais recentemente por tweets. Se alguns destes temas seguintes ainda são novidade para si, dê uma vista de olhos no nosso manual do twitter.

Definir uma title tag

A title tag é definida na sua conta pessoal na tab “settings”, em “name”, é aqui que deverá por o seu nome e a sua marca, e talvez mais algum termo pelo qual deseja ranquear melhor. O nome deverá ser um nome de fácil memorização, deve dar preferência a nomes curtos e de fácil compreensão. Muitas das pesquisas para as quais vai ranquear bem, andam em volta do seu “username”, por isso facilite o trabalho de quem procura por si nos motores de busca. Além disso como já foi explicado no manual básico, o seu “username” vai fazer parte do seu URL no twitter, logo muitos vão introduzir o seu “username” directamente na barra de endereços.

Formato da title tag

«José Santos – Ptwitter (pttweets) on twitter» – Depois do URL, o seu formato de titulo é um dos principais factores de ranqueamento. Como sabe o twitter serve não apenas para enviar mensagens, mas também como excelente fonte de tráfego. O twitter é composto por um excelente PageRank, e este não é mais do que a visão do Google em relação às paginas Web classificando com melhor nota aquela que o Google acha que podem oferecer uma melhor experiencia ao utilizador. Neste caso o twitter tem uma excelente classificação de 8/10, e as paginas dos utilizadores estão apenas um nível abaixo, na forma de twitter.com/username, o que facilita na hora de passar link juice para a sua página no twitter, e com isso aumentar o seu PageRank. Com o tempo verá o seu perfil a subir nos motores de busca e também os seus tweets a serem melhor indexados.

Criar marca

Pense em escolher um nome ou “username” que se possa tornar em marca, ou algo que o promova a si, se pretende monetizar o seu twitter este é um aspecto que deverá ter em conta. Utilize uma ferramenta como o Google Insight ou o Google Adwords Keyword tool, para fazer pesquisas de palavras, e comparar resultados em busca de palavras que tenham um maior volume de pesquisas no Google, no final este aspecto pode-se revelar muito importante entre ter 10 visitas ou 100 no final do mês.

Tweet com cuidados

Embora não deva enviar tweets a pensar nos motores de busca, resultados demonstram que as primeiras palavras do seu tweet têm especial importância para os motores de busca, por isso deve meter as principais palavras-chave no inicio do seu tweets.

Linkbuilding

Construa também algum linkbuilding, por exemplo adicione uma hiperligação do seu website para o twitter, e o mesmo é válido do seu website para o twitter, embora contudo todas as hiperligações do twitter sejam compostas pela tag “nofollow” que impede que os motores de busca as indexem.

Meta Description no twitter

A descrição meta no twitter pode ser apresentada no campo “One line Bio”. Neste campo tem disponível 160 caracteres que deverá usar, para passar a mensagem que desejar e pode também preenche-lo com palavras-chave que podem ser úteis na pesquisa no motor de busca, no entanto deve evitar usar este espaço para preencher com apenas palavras chave também chamado de Keyword stuffing, do tipo (twitter, twitter, twitter, tweets, tweets, tweets), uma descrição meta deste estilo pode muito bem ter um efeito negativo, contrário ao que pretendemos.

Permita os retweets

Já foi abordado este tema mas não é demais frisar, se pretende que um tweet se torne viral que tome uma dimensão digna de nota, deve facilitar os retweets, para isso não deve ultrapassar o limite de 120 caracteres, com isso o utilizador que pretende reencaminhar a sua mensagem não tem necessidade de apagar nada para tem caber o seu username no tweet. Se um tweet seu for reencaminhado no fundo os motores de busca recebem a mensagem que o seu tweet merece ser mostrado nos resultados, porque é considerado conteúdo útil.

Encurtadores de URL

Diferentes aplicações utilizam diferentes encurtadores de URL, no entanto deve sempre optar pelo bit.ly já que além de ser um dos encurtadores que lhe providencia um endereço muito curto, assenta também no redireccionamento 301, pode também ver em bit.ly estatísticas de hiperligações encurtadas como cliques dispostos por hora. Embora possa não ser um resultado muito preciso já que também contabiliza cliques de bots e cliques repetidos, é no entanto ilustrativo da popularidade do seu tweet.

this-is-no-tweeting

Fonte: Twitter Nonsense

Há casos em que o tweet que enviou para divulgar um artigo acaba por ranquear melhor que o post do blog nos motores de busca. Através de uma única hiperligação, este pode tornar-se rapidamente viral com uma propagação impressionante, já que sempre que é enviado este espalha-se por todos os perfis dos seus seguidores, pelas suas aplicações desktop e também pelos telemóveis com o serviço activo, o poder do retweet pode fazer com que a sua hiperligação seja reenviada por dias a fio.

No final deve dar a melhor experiencia ao utilizador, evitando que este se sinta defraudado nas suas expectativas depois de chegar ao seu blog através de um link inserido num tweet, isto além de piorar o SEO do seu website elevando a sua taxa de rejeição, também faz com que os seus seguidores se sintam menos tentados a clicar nos seus links no futuro. Embora este artigo possa ser considerado demasiado especifico e direccionado para quem tem o seu espaço na Web, algumas das dicas são simples e fáceis de aplicar, por isso não tem desculpa para não aparecer nos resultados dos motores de busca. Algumas das pesquisas podem ser feitas por:

· Username

· @username

· Username tweets

· Username twitter

Já sabia que o SEO do seu perfil do twitter poderia ser optimizado?

E o seu “username” ou marca, já aparecem nos resultados dos motores de busca?

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Koobface malware no twitter


Em poucas horas o koobface aumentou a sua actividade em torno do twitter, enviando tweets com diferentes hiperligações, todas redireccionando para uma pagina de aterragem com um esquema de malware. Se ainda não está dentro desta realidade, saiba mais sobre malware no twitter. Embora a hiperligação possa ser distinta o texto do tweet difere menos, sendo sempre algo do género “my home video :)”.A ideia por trás do esquema é levar o utilizador a webpage, e fazer com que este sinta curiosidade por uma espécie de vídeo do youtube que se encontra embutido na pagina, ao clicar neste, o utilizador vê-se obrigado a descarregar um ficheiro para  ver o vídeo, geralmente diz-lhe que é uma extensão do flash player mas pode variar. Depois de descarregar o ficheiro, sempre que você se ligar ao twitter, este worm vai enviar mensagens como as da imagem para os seus seguidores. O koobface foi detectado à cerca de um ano atrás quando causou também muitos problemas no Facebook e no MySpace. As contas do twitter afectadas pelo koobface foram suspensas e os seus utilizadores notificados por email, dando também instruções sobre como resolver a situação, também por isto é muito importante que forneça uma conta de email valida na altura de criação da sua conta. Se a sua conta foi afectada e ainda não removeu o koobface do seu computador, a Trend Micro criou uma solução para si.

koobface

Embora já muitas contas estejam bloqueadas, o registo de contas através de ferramentas automáticas continua a ser um problema difícil de travar, especialistas afirmam que este problema poderia ser contornado com a verificação do email sempre que uma nova conta é criada, ou também com uma validação de segurança composta por letras e números antes de efectuar o login.

Ajude os seus familiares e amigos passando esta informação, a melhor solução para estes problemas será sempre apostar na prevenção. Bons tweets.

 


Personalizar o fundo do twitter


O fundo do twitter é um dos aspectos mais importantes do seu perfil, caso seja blogueiro, esteja a tentar vendar algo, ou aumentar os seus seguidores. No fundo quem visitar o seu perfil e não visualizar nenhum tipo de personalização, como a imagem de perfil, o seu background, ou sem qualquer tipo de informação pessoal, será muito mais difícil identifica-lo na rede e ter uma rápida noção dos seus interesses, e para que fim utiliza a rede. A imagem de fundo funcionará para os seus visitantes como um cartão de visita, no qual você deverá deixar boa impressão, e provocar em quem o visita a vontade de o seguir, ver a sua hiperligação, ou ler com mais atenção a suas informações pessoais. Tal como num website ou blog você terá apenas alguns segundos para causar boa impressão antes do utilizador abandonar o seu perfil, procure usar o tempo que o utilizador lhe dispensa com sabedoria, e é neste ponto que um fundo personalizado se torna primordial, se o seu fundo for realmente cativante, tudo o resto se torna muito mais simples, aproveite para valorizar também a sua marca. No seu background personalizado pode e deve acrescentar alguma informação relevante que por falta de espaço ou por uma questão de visibilidade não incluiu na sua bio, deve acrescentar esta no topo esquerdo, já que esta zona é a que lhe confere maior visibilidade, como já foi largamente testado através do google heatmap, uma das razões principais é o facto de começarmos a ler os textos da esquerda para a direita. Sabendo que 27% de todos os utilizadores mantêm o fundo original, e possivelmente muitos destes são utilizadores que nunca enviaram um tweet ou que apenas criaram a conta e depois abandonaram a rede social, também por isso deverá demarcar-se da falta de comprometimento para com a rede. O seu fundo pode ser qualquer imagem que entender, assim como pode ser uma foto sua, no entanto tenha em conta que a parte central irá estar escondida por baixo do seu perfil do twitter. Dependente de pretender uma imagem que lhe preencha o background completo, deverá ter em atenção o tamanho da mesma, o tamanho mínimo deverá ser 1280x1024 pixeis, mas a melhor opção será talvez 1600x1200, esta estará adaptada à maioria das resoluções dos seus visitantes, tenha em atenção que o limite de upload é de apenas 800kb. 

Veja as diferenças:

Fundo original do twitter sem qualquer tipo de personalização.

fundooriginal

Fundo e perfil totalmente optimizado para prender o utilizador.

fundoperson

Vendo estes dois perfis com qual ficaria mais impressionado?

Alterar o seu fundo do twitter:

  • Aceder ao seu perfil do twitter;
  • Clique em “settings” no menu;
  • Seguidamente em “design”;
  • Aqui pode ver alguns exemplos de fundos que pode utilizar;
  • Clique em “change background image”;
  • Faça o upload do seu fundo;
  • Em “change design colours” costumize a seu gosto as cores do seu perfil;
  • Para finalizar clique em “save changes”;

A imagem seguinte mostra um erro que deverá evitar, o twitter reserva-lhe cerca de 300 pixeis no lado esquerdo que deverá aproveitar para escrever informações que ache que poderão ser relevantes para os seus seguidores, e usufruindo das vantagens já enumeradas em cima. No lado direito corre sempre o risco de uma resolução superior tapar informação que julgava acessível a todos.

probloggertwitter

Crie o seu twitter background

FreeTwitterDesign

Twitbacks

Backgrounds para o twitter

TwitterBackgrounds

DownloadTwitterBackground

Twitterimage

TwitterGallery

Webdistortion

cutetweet

Sherifabdou

Medidas para o background do twitter

Curiosando

Patterns para o twitter

TwitterPatterns

TwitterLayouts

FreeTwitterSkins

BestDesignOptions

Para inspiração

TwitterBackgroundsGallery

DoctorTwitter

Flickr

FlickrTwitterBacks

Tutorial criar fundo no Ilustrator

LayerMagazine

Tutorial criar fundo em Photoshop

TutorialTwitter

PsdTutsplus

Teste o seu background

Na hiperligação abaixo pode inserir o seu background criado, ou a imagem que descarregou, e testa-la em várias resoluções, ferramenta que não deve dispensar, para evitar surpresas desagradáveis.

Twtbg

 

Se pretender um fundo totalmente profissional e não tem conhecimentos ou tempo para o criar, o colega Paulo Faustino, do blog Fique-Rico, pode-lhe providenciar isso mesmo a um preço competitivo, pode contacta-lo também no twitter em @fiquerico.

Posto tudo isto deixa de ter razões para não ter o seu fundo do twitter personalizado. E você já personalizou o seu? Deixe-nos o seu link nos comentários para o seguirmos e seguirmos também o seu trabalho. Pode-me seguir também em @pttweets, eu o seguirei também.

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Criar conta no twitter

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Fantásticas visualizações de tweets



Aplicações fantásticas para ver os seus tweets e analisar os seus dados

TwittEarth – O TwitterEarth é um modelo 3D no qual pode seguir tweets da public_line ou fazer login com a sua conta e ver os tweets que aparecem na sua homepage a aparecem ao longo do globo. Muito engraçado simples de usar e elegante.

twittearth

TwitterVision – É outra visualização geográfica dos tweets, poderá optar por ver em 2D ou 3D, e também integrar com facebook, este disponibiliza também a sua API.

twittervision

Fidg’t – O Fidg’t é uma aplicação para o seu computador que permite visualizar a sua rede, o serviço está integrado com o Flickr e a last.fm, que são compartilhadores de fotos e um podaster respectivamente. Poderá ver qual é a predisposição para o seu publico tirar fotos no fim de semana, ou se o seu publico se sente atraído pela musica que você gosta, permite também a integração com facebook, digg, del.ici.us.

fidgt

Just landed in – Esta aplicação procura tweets com as palavras “just landed in”, e mostra num mapa 3D de onde estes foram enviados.

 

Twitt3D – Visual interessante tornando os seus tweets em 3D, pode navegar facilmente através das teclas de direcção.

twitt3d 

 

Minsh.net Pode ver os tweets da sua rede, como se estivesse debaixo de água e os seguidores fossem peixes, muito engraçado.

 

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Manual básico do twitter



Este artigo foi criado devido à necessidade de explicar os termos e as formas de twittar, para quem começa a utilizar esta poderosa rede social o twitter, este artigo procura ajuda-lo no melhoramento da sua informação pessoal e com isso ser mais facilmente encontrado o seu perfil, no inicio procurará certamente seguir quem conhece e em quem tem interesse, e ser também seguido para os seus tweets atingirem um publico alvo, e não se sentir como se estivesse abandonado numa ilha deserta a pregar para os peixes. 

A primeira coisa que deverá fazer para começar a utilizar esta ferramenta é criar uma conta, poderá ver o nosso artigo introdutório sobre criar uma conta no twitter com toda a informação necessária para isso.

Depois de criar a sua conta deverá dar uma atenção especial ao seu perfil visto que este será a sua imagem no mundo do twitter, e poderá por isso ser factor decisor entre escolherem o seu perfil para seguir ou não, o seu menu está na tab “profile” deverá clicar sobre o mesmo para ver o que os outros utilizadores vão poder encontrar ao entrarem na sua “homepage” no twitter, algumas das informações que vão encontrar:

  • Nome
  • Localização
  • Web
  • Perfil biográfico

Deverá nas primeiras utilizações do twitter alterar estes dados, para isso clique em “Settings” e em seguida na barra “account” aqui vai encontrar uma serie de opções relacionadas com os seus dados pessoais que deverá personalizar da seguinte forma:

Nome – Escreva o seu nome real, o nome da sua marca, ou algum nome que o identifique facilmente numa futura pesquisa.

Username – Crie um nome de utilizador fácil de memorizar e também fácil de escrever, visto que além de ser possível fazer uma busca por username, este fará parte do seu URL que ficará como http://twitter.com/username.

Email – Deve inserir um email real e válido já que em caso de perda da password esta é a única forma de a recuperar.

TimeZone – Insira o fuso horário em que se encontra.

More Info URL – Pode compartilhar um endereço do seu  blog, website, ou mesmo o seu perfil de alguma outra rede social que utilize, e que possa servir para se dar a conhecer um pouco melhor.

One Line BIo – Aproveite para falar um pouco de si dos seus interesses, da sua actividade profissional, aproveite que tem mais 20 caracteres que um tweet normal.

Localização – Insira a sua actual localização, ou até mesmo as suas coordenadas GPS, também muito usado na twittosfera.

Language – Enquanto não surge o Português como língua no twitter, deverá optar pelo Inglês a menos que prefira o japonês ;) .

Protect my updates – Esta poderá ser a parte mais polémica das suas informações pessoais, se ligar esta opção estará a dizer que os seus tweets apenas serão visíveis para os elementos da sua rede, não aparecem na public_timeline que é a linha de tempo publica onde aparecem todos os tweets que são enviados para a rede, não sendo possível qualquer utilizador visualiza-los a menos que você o autorize. A menos que tenha alguma razão especial deverá deixar esta opção sem a marcação, visto que os seus tweets são uma forma de aproximar publico para a sua rede, é uma forma de identificar os seus interesses, e se é um spammer ou não. Para finalizar dizer só que esta opção vai contra a filosofia do twitter, em que se deve partilhar tudo com a comunidade.

No final de todas as alterações deverá clicar “save”, e ver as alterações efectuadas em “profile”.

cartoon_twitter[]

Alterar a sua imagem de perfil

Para alterar a sua imagem de perfil deverá clicar em “settings”, e seguidamente em “picture”, basta fazer “browse” e procurar uma imagem no seu computador, fazer no final “save”, esta deve ter no máximo 700k e ser no formato JPG ou PNG.

Homepage

Agora que já personalizou o seu perfil no twitter, e adicionou uma imagem, é hora de começar a twittar, pode-se dizer que é na homepage que toda a acção passa, ou seja aqui poderá ver a caixa de onde deverá enviar tweets mesmo por baixo da frase em que se baseia o twitter, “what are you doing”. Aqui pode ver também os tweets de todas as pessoas que segue, junto a uma foto dos mesmos, e por baixo de cada tweet aparece em itálico à quanto cada tweet foi enviado, e também o programa utilizado para o envio. Deve ter em atenção que para ajudar a tornar um tweet viral, ou seja enviar um re-tweet, além do conteúdo, deve ter em atenção não ultrapassar os 120 caracteres, assim permite copiar, colar e acrescentar o username da pessoa sem ter que fazer qualquer alteração na mensagem original, mais à frente falaremos novamente de re-tweets.

Na barra lateral poderá ver o numero de perfis que está a seguir, o numero de seguidores, e o numero de tweets já enviados.

@username – No seu perfil deve aparecer o seu nome de utlilizador em vez de username, aqui pode ver todos os tweets enviados com uma menção ao seu username, estes aparecem numa zona separada para poder sempre saber o que se fala de si na rede.

Favorites – Cada tweet postado tem a possibilidade de ser guardado, para acesso mais fácil no futuro.

Following – Pode ver a lista de todos os perfis que segue.

Device updates – Pode configurar aqui o modo como irá receber os tweets no seu telemóvel.

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Encurtadores de URL

Tendo em conta que mais de 30% dos tweets enviados contêm uma hiperligação é normal que mais tarde ou mais cedo vai fazer uso de um destes serviços. Possivelmente já experienciou que se enviar um tweet com um link em que o total da mensagem não ultrapasse os 140 caracteres, a mensagem aparece na sua linha temporal e a hiperligação estará encurtada através de um dos muitos serviços de encurtamento de URL, que não faz mais do que transformar o seu link normal, em um mais curto, e depois redireccionar para o seu link original. Mas o mesmo não acontece se depois de colar o seu link o seu tweet já estiver a ultrapassar os 140 caracteres permitidos. Aqui surge a verdadeira utilidade dos encurtadores de URL, a minha escolha recai sobre o bit.ly, o que terá que fazer é inserir o link original, clicar em “shorten” e copiar o endereço mais curto para o seu tweet novamente, ganhando com isso mais espaço para dizer do que trata a hiperligação.

Apagar um tweet

Muitas vezes enviamos tweets sem sentido, sem conteúdo, ou através de outras aplicações do twitter,que simplesmente nos apetece apagar para este não aparecer no nosso perfil. Para isso deve:

  • Clicar em “profile”;
  • Passar o rato por cima da mensagem que quer apagar;
  • Verá uma lata de lixo no lado direito da mensagem;
  • Clique e confirme, neste momento o seu update está apagado; 

Nota: Isto não invalida que apareça na linha de tempo dos seus seguidores, apenas deixará de estar visível no seu perfil.

Marcar um favorito

Para marcar um tweet como favorito deve apenas passar o rato sobre o tweet e clicar na estrela que aparece no lado direito, após clicar esta passa a amarelo e poderá consulta-lo sempre que desejar na barra lateral em “Favorites”.

Seguir um twitteiro

Para seguir um utilizador no twitter basta ir ao perfil da pessoa que deseja seguir e clicar por baixo da foto, “follow”, todas as actualizações dessa pessoa passam a aparecer na linha de tempo da sua homepage. Um dos erros básicos de quem começa a twittar é pensar que depois de começar a seguir algumas pessoas basta enviar tweets que estes serão visíveis por essas pessoas, na verdade os seus tweets apenas serão visíveis pelos seus seguidores e não por quem você está seguindo, ou então através da visita ao seu perfil.

Enviar uma resposta a um tweet

Pode sempre enviar uma mensagem para algum amigo, tem duas formas de o fazer, através da linha do tempo, suponha que pretende responder a um tweet que se encontra na sua linha de tempo, basta passar o rato sobre este e clicar em reply que se encontra no lado direito do tweet representado por uma seta.  Em alternativa pode também responder directamente a partir da caixa de texto escrevendo @username e a mensagem, pode também ver as mensagens que se relacionam consigo na barra lateral em @username.

reply_twitter

Enviar um Re-tweet

Para enviar um re-tweet deve copiar a mensagem e o nome do utilizador que escreveu o tweet e colar na sua caixa de texto, deve acrescentar no inicio RT seguido de um espaço e do caracter @, com isto não faz apenas re-tweet da mensagem mas dá crédito ao twitteiro que enviou a mensagem.

re-tweet

Enviar mensagens directas

Estas são as únicas mensagens privadas no twitter que dizem respeito a apenas duas pessoas, estas não são mostradas na sua linha de tempo nem na dos seus seguidores, apenas poderá enviar mensagens directas para as pessoas que seguem o seu perfil. Para enviar uma “direct message” deverá escrever na caixa de texto d seguido do username da pessoa para quem pretende enviar a respectiva  mensagem. Pode também ver e enviar mensagens directas apartir da barra lateral em “direct messages”.

direct-message-twitter

Estas são apenas algumas dicas do funcionamento básico do twitter, se ainda assim tiver alguma dúvida não hesite e deixe-nos um comentário, teremos todo o gosto em tentar ajudar.

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Lista de aplicações para partilha de ficheiros no twitter



Assim como através de um email ou do messenger ou outro serviço que porventura utilize, é possível partilhar e enviar ficheiros, também através do twitter tem essa possibilidade. Este tipo de partilha é indicado para partilha de pequenos ficheiros como (PDF, DOC, XLS, JPG, GIF, BMP, PNG,etc.).

FileTweet – Permite-lhe enviar ficheiros para os seus amigos do twitter,, apenas terá que ter uma conta do twitter e os seus ficheiros serão enviados por mensagem directa a salvo por isso de olhares indiscretos. Esta aplicação parece-se diferenciar das aplicações listadas abaixo pela possibilidade de partilha privada, podendo por isso ser a melhor opção para si.

filetweet 

FileTwt – Com este serviço poderá facilmente enviar ficheiros até 20mb, pode criar uma conta grátis, com os benefícios de perder menos tempo no ecrã principal indo directamente para a zona de upload, permite criar a sua lista privada para partilha de conteúdos, pode ainda criar a sua lista pessoal de amigos para envio de ficheiros.

filetwt

File social – Mais uma aplicação que permite a partilha de ficheiros com limite de upload de 50mb. Este mostra também no seu ecrã principal uma linha de tempo com os ficheiros que foram partilhados recentemente. O file social faz uso do Oauth logo não terá  de partilhar o seu nome de utilizador, nem a sua password com a aplicação, bastando apenas conceder o acesso desta à sua base de dados.

filesocial

Tweetcube – Penso que esta será menos benéfica para si, já que apenas permite partilha de ficheiros de no máximo 10mb, permanecendo o ficheiro 30 dias no servidor, a partir do qual o ficheiro é eliminado.

tweetcube

Acamin – Na mesma base das opções anteriores, apenas com a diferença de permitir ficheiros até 15mb. Possibilita também a partilha no facebook e linkedIn.

acamin

TwitDoc – Toda a sua arquitectura se baseia na partilha de pequenos ficheiros do tipo texto ou imagem (PDF, DOC, XLS, JPG, GIF, BMP, PNG,etc.).

twitdoc

Procure testar estas e outras aplicações de modo a encontrar a que melhor satisfaça os seus interesses, e você já utiliza estas ferramentas? Conhece alguma que não tenho sido incluída neste artigo? Se sim, deixe um comentário com esse acrescento, e ajude também os nossos leitores.

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