-->
rss
twitter
    Descobre o que estou a fazer, segue-me :)

Cuidados a ter com malware no twitter



 

Com o uso cada vez mais intensivo do twitter era normal que esta fonte de visitas e de potenciais vitimas, despertasse o interesse de scammers para a utilização desta rede social, para proliferarem malware. Os alertas partiram da Panda Labs, que é especializada no tratamento de malwares, quando começaram a reparar que muitos dos tweets enviados levavam para endereços de vídeos inválidos, para sites de phishing, para esquemas de extorção de dinheiro, ou para sites que lhe impunham a obrigação de um download para aceder ao serviço.

Actualmente estes scammers são bastante organizados tentando sempre estar um passo à frente, usando muitas vezes os tópicos mais atraentes para envio dos tweets com os links infectados, as mensagens enquadram-se perfeitamente no tópico escolhido, apenas o link não representa o que o utilizador espera deste. Para este fim, estes scammers fazem uso de centenas de perfis falsos, de modo a camuflarem-se e tentarem dar um pouco mais de credibilidade ao perfil, até hoje mais de 33 celebridades entre as quais a Britney Spears ou o presidente Barack Obama, tiveram tweets indevidos enviados, depois de as suas informações de acesso terem sido roubadas. Muitas vezes são os próprios scammers a criar os perfis falsos de celebridades, e com isso direccionam o tráfego gerado para onde bem entenderem, claro que nem todos irão cair nestes esquemas, mas por exemplo um perfil com milhões de seguidores, se 2% seguirem os links, e alguns fizerem o que é pedido na página de aterragem, todo este esquema terá sido um sucesso.

Actualmente os encurtadores de URL começaram também a tomar medidas contra estas práticas, bloqueando todos os links que se destinem a este tipo de sites.

Tenha muito cuidado com links a partir de seguidores em quem não deposita confiança, poderá ter uma surpresa desagradável, as imagens seguintes mostram um exemplo de um esquema para descarregar malware.

O utilizador carrega na hiperligação do tweet, camuflada pelo encurtador de URL

falsos-tweets 

· Na página de aterragem o utilizador é confrontado com a obrigatoriedade de fazer o upgrade do Flash Player para ver o vídeo.

falso-site

· Se aceitar o malware instala-se automaticamente.

· Recebe mensagens para fazer o download de um falso anti-virus chamado “Fast Anti-Virus”.

falso-antivirus

· Se for até ao final do processo chegará à conclusão que apenas lhe extorquiram $89 do falso anti-virus.

Evite clicar em hiperligações como este zadaden.mp/blog, twitterbest.com, ou myworld.mp, e realizar qualquer tipo de operação nestes sites.

Se considera esta informação valiosa talvez queira considerar subscrever o RSS feed do PTwitter. Bons tweets.

Posts relacionados:

Usa o twitter em caso de emergência?

A história do twitter (em imagens)

O que é Rss feed e twitter feed?

Reblog this post [with Zemanta]

0 comentários:

Enviar um comentário