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SEO no Twitter



Para quem não sabe o que significa SEO (Search Engine Optimization), isto significa optimização para os motores de busca, e caracteriza-se por ser um conjunto de técnicas, que devidamente combinadas permitem que o seu blog ou website e neste caso também o seu perfil do twitter, apareçam melhor colocados, por exemplo quando faz uma pesquisa orgânica no Google por um artigo, por um nome de utilizador do twitter, ou mais recentemente por tweets. Se alguns destes temas seguintes ainda são novidade para si, dê uma vista de olhos no nosso manual do twitter.

Definir uma title tag

A title tag é definida na sua conta pessoal na tab “settings”, em “name”, é aqui que deverá por o seu nome e a sua marca, e talvez mais algum termo pelo qual deseja ranquear melhor. O nome deverá ser um nome de fácil memorização, deve dar preferência a nomes curtos e de fácil compreensão. Muitas das pesquisas para as quais vai ranquear bem, andam em volta do seu “username”, por isso facilite o trabalho de quem procura por si nos motores de busca. Além disso como já foi explicado no manual básico, o seu “username” vai fazer parte do seu URL no twitter, logo muitos vão introduzir o seu “username” directamente na barra de endereços.

Formato da title tag

«José Santos – Ptwitter (pttweets) on twitter» – Depois do URL, o seu formato de titulo é um dos principais factores de ranqueamento. Como sabe o twitter serve não apenas para enviar mensagens, mas também como excelente fonte de tráfego. O twitter é composto por um excelente PageRank, e este não é mais do que a visão do Google em relação às paginas Web classificando com melhor nota aquela que o Google acha que podem oferecer uma melhor experiencia ao utilizador. Neste caso o twitter tem uma excelente classificação de 8/10, e as paginas dos utilizadores estão apenas um nível abaixo, na forma de twitter.com/username, o que facilita na hora de passar link juice para a sua página no twitter, e com isso aumentar o seu PageRank. Com o tempo verá o seu perfil a subir nos motores de busca e também os seus tweets a serem melhor indexados.

Criar marca

Pense em escolher um nome ou “username” que se possa tornar em marca, ou algo que o promova a si, se pretende monetizar o seu twitter este é um aspecto que deverá ter em conta. Utilize uma ferramenta como o Google Insight ou o Google Adwords Keyword tool, para fazer pesquisas de palavras, e comparar resultados em busca de palavras que tenham um maior volume de pesquisas no Google, no final este aspecto pode-se revelar muito importante entre ter 10 visitas ou 100 no final do mês.

Tweet com cuidados

Embora não deva enviar tweets a pensar nos motores de busca, resultados demonstram que as primeiras palavras do seu tweet têm especial importância para os motores de busca, por isso deve meter as principais palavras-chave no inicio do seu tweets.

Linkbuilding

Construa também algum linkbuilding, por exemplo adicione uma hiperligação do seu website para o twitter, e o mesmo é válido do seu website para o twitter, embora contudo todas as hiperligações do twitter sejam compostas pela tag “nofollow” que impede que os motores de busca as indexem.

Meta Description no twitter

A descrição meta no twitter pode ser apresentada no campo “One line Bio”. Neste campo tem disponível 160 caracteres que deverá usar, para passar a mensagem que desejar e pode também preenche-lo com palavras-chave que podem ser úteis na pesquisa no motor de busca, no entanto deve evitar usar este espaço para preencher com apenas palavras chave também chamado de Keyword stuffing, do tipo (twitter, twitter, twitter, tweets, tweets, tweets), uma descrição meta deste estilo pode muito bem ter um efeito negativo, contrário ao que pretendemos.

Permita os retweets

Já foi abordado este tema mas não é demais frisar, se pretende que um tweet se torne viral que tome uma dimensão digna de nota, deve facilitar os retweets, para isso não deve ultrapassar o limite de 120 caracteres, com isso o utilizador que pretende reencaminhar a sua mensagem não tem necessidade de apagar nada para tem caber o seu username no tweet. Se um tweet seu for reencaminhado no fundo os motores de busca recebem a mensagem que o seu tweet merece ser mostrado nos resultados, porque é considerado conteúdo útil.

Encurtadores de URL

Diferentes aplicações utilizam diferentes encurtadores de URL, no entanto deve sempre optar pelo bit.ly já que além de ser um dos encurtadores que lhe providencia um endereço muito curto, assenta também no redireccionamento 301, pode também ver em bit.ly estatísticas de hiperligações encurtadas como cliques dispostos por hora. Embora possa não ser um resultado muito preciso já que também contabiliza cliques de bots e cliques repetidos, é no entanto ilustrativo da popularidade do seu tweet.

this-is-no-tweeting

Fonte: Twitter Nonsense

Há casos em que o tweet que enviou para divulgar um artigo acaba por ranquear melhor que o post do blog nos motores de busca. Através de uma única hiperligação, este pode tornar-se rapidamente viral com uma propagação impressionante, já que sempre que é enviado este espalha-se por todos os perfis dos seus seguidores, pelas suas aplicações desktop e também pelos telemóveis com o serviço activo, o poder do retweet pode fazer com que a sua hiperligação seja reenviada por dias a fio.

No final deve dar a melhor experiencia ao utilizador, evitando que este se sinta defraudado nas suas expectativas depois de chegar ao seu blog através de um link inserido num tweet, isto além de piorar o SEO do seu website elevando a sua taxa de rejeição, também faz com que os seus seguidores se sintam menos tentados a clicar nos seus links no futuro. Embora este artigo possa ser considerado demasiado especifico e direccionado para quem tem o seu espaço na Web, algumas das dicas são simples e fáceis de aplicar, por isso não tem desculpa para não aparecer nos resultados dos motores de busca. Algumas das pesquisas podem ser feitas por:

· Username

· @username

· Username tweets

· Username twitter

Já sabia que o SEO do seu perfil do twitter poderia ser optimizado?

E o seu “username” ou marca, já aparecem nos resultados dos motores de busca?

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