-->
rss
twitter
    Descobre o que estou a fazer, segue-me :)

Manual básico do twitter



Este artigo foi criado devido à necessidade de explicar os termos e as formas de twittar, para quem começa a utilizar esta poderosa rede social o twitter, este artigo procura ajuda-lo no melhoramento da sua informação pessoal e com isso ser mais facilmente encontrado o seu perfil, no inicio procurará certamente seguir quem conhece e em quem tem interesse, e ser também seguido para os seus tweets atingirem um publico alvo, e não se sentir como se estivesse abandonado numa ilha deserta a pregar para os peixes. 

A primeira coisa que deverá fazer para começar a utilizar esta ferramenta é criar uma conta, poderá ver o nosso artigo introdutório sobre criar uma conta no twitter com toda a informação necessária para isso.

Depois de criar a sua conta deverá dar uma atenção especial ao seu perfil visto que este será a sua imagem no mundo do twitter, e poderá por isso ser factor decisor entre escolherem o seu perfil para seguir ou não, o seu menu está na tab “profile” deverá clicar sobre o mesmo para ver o que os outros utilizadores vão poder encontrar ao entrarem na sua “homepage” no twitter, algumas das informações que vão encontrar:

  • Nome
  • Localização
  • Web
  • Perfil biográfico

Deverá nas primeiras utilizações do twitter alterar estes dados, para isso clique em “Settings” e em seguida na barra “account” aqui vai encontrar uma serie de opções relacionadas com os seus dados pessoais que deverá personalizar da seguinte forma:

Nome – Escreva o seu nome real, o nome da sua marca, ou algum nome que o identifique facilmente numa futura pesquisa.

Username – Crie um nome de utilizador fácil de memorizar e também fácil de escrever, visto que além de ser possível fazer uma busca por username, este fará parte do seu URL que ficará como http://twitter.com/username.

Email – Deve inserir um email real e válido já que em caso de perda da password esta é a única forma de a recuperar.

TimeZone – Insira o fuso horário em que se encontra.

More Info URL – Pode compartilhar um endereço do seu  blog, website, ou mesmo o seu perfil de alguma outra rede social que utilize, e que possa servir para se dar a conhecer um pouco melhor.

One Line BIo – Aproveite para falar um pouco de si dos seus interesses, da sua actividade profissional, aproveite que tem mais 20 caracteres que um tweet normal.

Localização – Insira a sua actual localização, ou até mesmo as suas coordenadas GPS, também muito usado na twittosfera.

Language – Enquanto não surge o Português como língua no twitter, deverá optar pelo Inglês a menos que prefira o japonês ;) .

Protect my updates – Esta poderá ser a parte mais polémica das suas informações pessoais, se ligar esta opção estará a dizer que os seus tweets apenas serão visíveis para os elementos da sua rede, não aparecem na public_timeline que é a linha de tempo publica onde aparecem todos os tweets que são enviados para a rede, não sendo possível qualquer utilizador visualiza-los a menos que você o autorize. A menos que tenha alguma razão especial deverá deixar esta opção sem a marcação, visto que os seus tweets são uma forma de aproximar publico para a sua rede, é uma forma de identificar os seus interesses, e se é um spammer ou não. Para finalizar dizer só que esta opção vai contra a filosofia do twitter, em que se deve partilhar tudo com a comunidade.

No final de todas as alterações deverá clicar “save”, e ver as alterações efectuadas em “profile”.

cartoon_twitter[]

Alterar a sua imagem de perfil

Para alterar a sua imagem de perfil deverá clicar em “settings”, e seguidamente em “picture”, basta fazer “browse” e procurar uma imagem no seu computador, fazer no final “save”, esta deve ter no máximo 700k e ser no formato JPG ou PNG.

Homepage

Agora que já personalizou o seu perfil no twitter, e adicionou uma imagem, é hora de começar a twittar, pode-se dizer que é na homepage que toda a acção passa, ou seja aqui poderá ver a caixa de onde deverá enviar tweets mesmo por baixo da frase em que se baseia o twitter, “what are you doing”. Aqui pode ver também os tweets de todas as pessoas que segue, junto a uma foto dos mesmos, e por baixo de cada tweet aparece em itálico à quanto cada tweet foi enviado, e também o programa utilizado para o envio. Deve ter em atenção que para ajudar a tornar um tweet viral, ou seja enviar um re-tweet, além do conteúdo, deve ter em atenção não ultrapassar os 120 caracteres, assim permite copiar, colar e acrescentar o username da pessoa sem ter que fazer qualquer alteração na mensagem original, mais à frente falaremos novamente de re-tweets.

Na barra lateral poderá ver o numero de perfis que está a seguir, o numero de seguidores, e o numero de tweets já enviados.

@username – No seu perfil deve aparecer o seu nome de utlilizador em vez de username, aqui pode ver todos os tweets enviados com uma menção ao seu username, estes aparecem numa zona separada para poder sempre saber o que se fala de si na rede.

Favorites – Cada tweet postado tem a possibilidade de ser guardado, para acesso mais fácil no futuro.

Following – Pode ver a lista de todos os perfis que segue.

Device updates – Pode configurar aqui o modo como irá receber os tweets no seu telemóvel.

No final pode subscrever o RSS feed, recebendo todas as actualizações no seu leitor de noticias.

Encurtadores de URL

Tendo em conta que mais de 30% dos tweets enviados contêm uma hiperligação é normal que mais tarde ou mais cedo vai fazer uso de um destes serviços. Possivelmente já experienciou que se enviar um tweet com um link em que o total da mensagem não ultrapasse os 140 caracteres, a mensagem aparece na sua linha temporal e a hiperligação estará encurtada através de um dos muitos serviços de encurtamento de URL, que não faz mais do que transformar o seu link normal, em um mais curto, e depois redireccionar para o seu link original. Mas o mesmo não acontece se depois de colar o seu link o seu tweet já estiver a ultrapassar os 140 caracteres permitidos. Aqui surge a verdadeira utilidade dos encurtadores de URL, a minha escolha recai sobre o bit.ly, o que terá que fazer é inserir o link original, clicar em “shorten” e copiar o endereço mais curto para o seu tweet novamente, ganhando com isso mais espaço para dizer do que trata a hiperligação.

Apagar um tweet

Muitas vezes enviamos tweets sem sentido, sem conteúdo, ou através de outras aplicações do twitter,que simplesmente nos apetece apagar para este não aparecer no nosso perfil. Para isso deve:

  • Clicar em “profile”;
  • Passar o rato por cima da mensagem que quer apagar;
  • Verá uma lata de lixo no lado direito da mensagem;
  • Clique e confirme, neste momento o seu update está apagado; 

Nota: Isto não invalida que apareça na linha de tempo dos seus seguidores, apenas deixará de estar visível no seu perfil.

Marcar um favorito

Para marcar um tweet como favorito deve apenas passar o rato sobre o tweet e clicar na estrela que aparece no lado direito, após clicar esta passa a amarelo e poderá consulta-lo sempre que desejar na barra lateral em “Favorites”.

Seguir um twitteiro

Para seguir um utilizador no twitter basta ir ao perfil da pessoa que deseja seguir e clicar por baixo da foto, “follow”, todas as actualizações dessa pessoa passam a aparecer na linha de tempo da sua homepage. Um dos erros básicos de quem começa a twittar é pensar que depois de começar a seguir algumas pessoas basta enviar tweets que estes serão visíveis por essas pessoas, na verdade os seus tweets apenas serão visíveis pelos seus seguidores e não por quem você está seguindo, ou então através da visita ao seu perfil.

Enviar uma resposta a um tweet

Pode sempre enviar uma mensagem para algum amigo, tem duas formas de o fazer, através da linha do tempo, suponha que pretende responder a um tweet que se encontra na sua linha de tempo, basta passar o rato sobre este e clicar em reply que se encontra no lado direito do tweet representado por uma seta.  Em alternativa pode também responder directamente a partir da caixa de texto escrevendo @username e a mensagem, pode também ver as mensagens que se relacionam consigo na barra lateral em @username.

reply_twitter

Enviar um Re-tweet

Para enviar um re-tweet deve copiar a mensagem e o nome do utilizador que escreveu o tweet e colar na sua caixa de texto, deve acrescentar no inicio RT seguido de um espaço e do caracter @, com isto não faz apenas re-tweet da mensagem mas dá crédito ao twitteiro que enviou a mensagem.

re-tweet

Enviar mensagens directas

Estas são as únicas mensagens privadas no twitter que dizem respeito a apenas duas pessoas, estas não são mostradas na sua linha de tempo nem na dos seus seguidores, apenas poderá enviar mensagens directas para as pessoas que seguem o seu perfil. Para enviar uma “direct message” deverá escrever na caixa de texto d seguido do username da pessoa para quem pretende enviar a respectiva  mensagem. Pode também ver e enviar mensagens directas apartir da barra lateral em “direct messages”.

direct-message-twitter

Estas são apenas algumas dicas do funcionamento básico do twitter, se ainda assim tiver alguma dúvida não hesite e deixe-nos um comentário, teremos todo o gosto em tentar ajudar.

Se este artigo lhe foi útil, talvez queira subscrever o nosso RSS feed e receber todas as nossas actualizações no seu leitor de noticias.

Artigos relacionados:

O que é o twitter?

Criar conta no twitter

O que é Rss feed e twitter feed?

O que é a hashtag do twitter?


1 comentários:

Anónimo disse...

Excelente artigo. Foi bastante útil para mim.
Marcelo Silva
http://motivacaoemprego.pt/

Enviar um comentário