-->
rss
twitter
    Descobre o que estou a fazer, segue-me :)

Utilizar a pesquisa do twitter


A pesquisa do twitter pode ser verdadeiramente fantástica para si podendo-lhe proporcionar uma experiencia com o twitter como talvez ainda não tenha conseguido experienciar, principalmente se você for um blogueiro, jornalista ou alguém que pretende filtrar a informação e encontrar o assunto do momento que poderá tornar-se uma boa fonte de tráfego para o seu blog.

Se costuma visitar fóruns à procura de assuntos populares e frescos para fazer artigos o twitter providencia-lhe isso mesmo no barra lateral, os chamados trending topics, estes são sempre assuntos que tiveram um grande volume de comentários através dos tweet num espaço de tempo limitado. Embora o google tencione também oferecer pesquisas em tempo real, neste momento o único capaz de lhe oferecer fiabilidade e rapidez nessa busca é o twitter, através do twitter search.

twitter-search

Pesquisa avançada do twitter

Existe contudo alguns atalhos que poderá utilizar de modo a filtrar a informação, e obter com isso a melhor experiencia possível para a sua pesquisa, muitos destes filtros poderá já estar familiarizado com eles visto serem operadores boleanos e filtros que já poderá ter usado até mesmo numa pesquisa do google. Estes filtros para pesquisas avançadas também poderão ser usados através do seu aplicativo do twitter preferido tweetdeck e também no seemic.

Imagine que queria seguir todas as novidades relacionadas com o futebol, sem incluir os re-tweets que geralmente estas mensagens geram, teria que fazer uma pesquisa do tipo:

“futebol benfica” OR “noticias benfica” –rt filter:links

Descubra todas as pessoas que não falam de si directamente, por exemplo pode querer ter acesso a todas os tweet que mencionam o seu blog ou a sua marca, e que não o mencionam directamente nos seus tweets a sua pesquisa ficaria algo do género:

marca –to:marca –from:marca -@marca

Mostrar todos os tweet que contenham os seus usernames, útil para quem possui múltiplas contas de twitter:

to:user1 OR to:user2 OR to:user3  …

Para ver não só o que a sua concorrencia diz, mas também as respostas que gera, deverá fazer:

from:concorrente OR from:concorrente

Como já sabemos muitas vezes os tweets que são enviados não têm interesse, por isso podemos filtrar a informação e ver por exemplo apenas os links:

from:competidor filter:links

Pesquisar apenas fotos, por exemplo:

“algarve” twipic OR yfrog OR post.ly OR twigo OR pikchur filter:links

Restrinja a pesquisa a um tópico localmente, por exemplo:

restaurante near:viseu within:30km

Pode pesquisar por uma hashtag, se não sabe o que é uma hashtag, encontre tudo sobre hashtags no nosso artigo introdutório, basta fazer:

#termo

Por exemplo imagine que queria fazer uma pesquisa sobre receitas, mas queria excluir as receitas de culinária da sua pesquisa logo esta deveria ser:

receitas –culinária

Pode também verificar se houve algum tipo de mensagem directa entre dois utilizadores, isto pode ser especialmente útil para pesquisa nas suas próprias mensagens directas, algo que tem a certeza que recebeu apenas não a encontra. Pesquise por:

from:username to:username

Pode também pesquisar por data por exemplo, gostaria de saber o que se falou no pico dos conflitos do Irão, pesquisaria por:

#iran since:2009-06-16 until:2009-06-18

Para finalizar, pesquisar por um termo excluindo os tweets do utilizador com username igual à palavra de pesquisa:

dinheiro –from:dinheiro –“@dinheiro” –filter:links

 

Pode também ir a pesquisa avançada, e aqui pode preencher alguns campos num formulário para restringir a sua busca.

O tweetbeep, também é uma ferramenta de pesquisa de tweets, embora este funcione um pouco à semelhança do google alerts, ou seja sempre que alguma das palavras que definiu no tweetbeep for inserida num tweet você receberá uma notificação no seu email.

Como geralmente alguém que usa o twitter todos os dias tem muitos seguidores, e segue também muita gente, é normal que se torne difícil por exemplo encontrar o último tweet de alguém que gostaria de seguir com mais atenção,  com o twitter for busy people pode ver o último tweet enviado por cada um dos seus seguidores na ultima hora, no ultimo dia, ou com mais de um dia.

Qual é a sua opinião sobre a pesquisa do twitter, e a forma como a pesquisa avançada pode facilitar a sua busca por informação? Já utilizava alguma destas ferramentas no seu dia-a-dia?

Tópicos relacionados:

O que é a hashtag do twitter?

Cuidados a ter com malware no twitter

O que é Rss feed e twitter feed?


1 comentários:

Nahil disse...

Vc qr seguir carreira de ator ou cantor?

Enviar um comentário