-->
rss
twitter
    Descobre o que estou a fazer, segue-me :)

Utilizar a pesquisa do twitter


A pesquisa do twitter pode ser verdadeiramente fantástica para si podendo-lhe proporcionar uma experiencia com o twitter como talvez ainda não tenha conseguido experienciar, principalmente se você for um blogueiro, jornalista ou alguém que pretende filtrar a informação e encontrar o assunto do momento que poderá tornar-se uma boa fonte de tráfego para o seu blog.

Se costuma visitar fóruns à procura de assuntos populares e frescos para fazer artigos o twitter providencia-lhe isso mesmo no barra lateral, os chamados trending topics, estes são sempre assuntos que tiveram um grande volume de comentários através dos tweet num espaço de tempo limitado. Embora o google tencione também oferecer pesquisas em tempo real, neste momento o único capaz de lhe oferecer fiabilidade e rapidez nessa busca é o twitter, através do twitter search.

twitter-search

Pesquisa avançada do twitter

Existe contudo alguns atalhos que poderá utilizar de modo a filtrar a informação, e obter com isso a melhor experiencia possível para a sua pesquisa, muitos destes filtros poderá já estar familiarizado com eles visto serem operadores boleanos e filtros que já poderá ter usado até mesmo numa pesquisa do google. Estes filtros para pesquisas avançadas também poderão ser usados através do seu aplicativo do twitter preferido tweetdeck e também no seemic.

Imagine que queria seguir todas as novidades relacionadas com o futebol, sem incluir os re-tweets que geralmente estas mensagens geram, teria que fazer uma pesquisa do tipo:

“futebol benfica” OR “noticias benfica” –rt filter:links

Descubra todas as pessoas que não falam de si directamente, por exemplo pode querer ter acesso a todas os tweet que mencionam o seu blog ou a sua marca, e que não o mencionam directamente nos seus tweets a sua pesquisa ficaria algo do género:

marca –to:marca –from:marca -@marca

Mostrar todos os tweet que contenham os seus usernames, útil para quem possui múltiplas contas de twitter:

to:user1 OR to:user2 OR to:user3  …

Para ver não só o que a sua concorrencia diz, mas também as respostas que gera, deverá fazer:

from:concorrente OR from:concorrente

Como já sabemos muitas vezes os tweets que são enviados não têm interesse, por isso podemos filtrar a informação e ver por exemplo apenas os links:

from:competidor filter:links

Pesquisar apenas fotos, por exemplo:

“algarve” twipic OR yfrog OR post.ly OR twigo OR pikchur filter:links

Restrinja a pesquisa a um tópico localmente, por exemplo:

restaurante near:viseu within:30km

Pode pesquisar por uma hashtag, se não sabe o que é uma hashtag, encontre tudo sobre hashtags no nosso artigo introdutório, basta fazer:

#termo

Por exemplo imagine que queria fazer uma pesquisa sobre receitas, mas queria excluir as receitas de culinária da sua pesquisa logo esta deveria ser:

receitas –culinária

Pode também verificar se houve algum tipo de mensagem directa entre dois utilizadores, isto pode ser especialmente útil para pesquisa nas suas próprias mensagens directas, algo que tem a certeza que recebeu apenas não a encontra. Pesquise por:

from:username to:username

Pode também pesquisar por data por exemplo, gostaria de saber o que se falou no pico dos conflitos do Irão, pesquisaria por:

#iran since:2009-06-16 until:2009-06-18

Para finalizar, pesquisar por um termo excluindo os tweets do utilizador com username igual à palavra de pesquisa:

dinheiro –from:dinheiro –“@dinheiro” –filter:links

 

Pode também ir a pesquisa avançada, e aqui pode preencher alguns campos num formulário para restringir a sua busca.

O tweetbeep, também é uma ferramenta de pesquisa de tweets, embora este funcione um pouco à semelhança do google alerts, ou seja sempre que alguma das palavras que definiu no tweetbeep for inserida num tweet você receberá uma notificação no seu email.

Como geralmente alguém que usa o twitter todos os dias tem muitos seguidores, e segue também muita gente, é normal que se torne difícil por exemplo encontrar o último tweet de alguém que gostaria de seguir com mais atenção,  com o twitter for busy people pode ver o último tweet enviado por cada um dos seus seguidores na ultima hora, no ultimo dia, ou com mais de um dia.

Qual é a sua opinião sobre a pesquisa do twitter, e a forma como a pesquisa avançada pode facilitar a sua busca por informação? Já utilizava alguma destas ferramentas no seu dia-a-dia?

Tópicos relacionados:

O que é a hashtag do twitter?

Cuidados a ter com malware no twitter

O que é Rss feed e twitter feed?


O que é a hashtag do twitter?



Uma das coisas mais difíceis de compreender pelos novos utilizadores é a etiqueta ou tag hashtag, caracterizada pelo símbolo # junto da etiqueta, este facilita a pesquisa de interesses e assuntos relevantes como forma de ajudar a ranquear melhor um termo para um assunto do momento para um debate ou evento. Por exemplo se você quisesse juntar o seu tweet a um assunto popular como as eleições no Irão, deveria juntar a hashtag #iran ou #iranelection ao seu tweet. O numero de pessoas a usarem uma mesma hashtag, influencia directamente a possibilidade de essa mesma etiqueta se tornar um assunto popular ou trending topic.

Como começar a usar hashtags

  • Primeiramente deverá ir a @hashtag e clicar em follow;
  • Seguidamente esta irá tornar-se também seu seguidor;
  • Finalmente sempre que enviar um tweet com uma hashtag esta será acompanhada;

Muitas vezes acontece que é difícil identificar sobre o que trata determinada hashtag e quais são os assuntos associados a essa mesma hashtag, para isso foram criadas algumas ferramentas que ajudam nessa mesma tarefa:

What the trend? – Facilita a aprendizagem sobre trending com esta ferramenta saberá facilmente qual é o assunto que começa a despoletar, juntando a cada assunto uma pequena explicação do porque de ser um assunto do momento.

TWUBS – Faz uso de imagens e agrega tweets de forma que seja mais fácil de identificar o assunto do momento, juntando-os em categorias e grupos.

Hashtags.org – Embora não seja a melhor opção para compreender o significado por trás de uma hashtag, este, mostra-lhe tweets recentes o que por vezes não é o suficiente para perceber o seu significado.

Tagalus – É um dicionário para hashtags.

hashtag

Rastrear hashtags

Pode também ver a evolução dos seus hashtags em algumas ferramentas que seguem os seus hashtags favoritos:

Hashtags.org – Aqui pode ver gráficos horários de informação das hashtags mais populares.

Monitter – Pode inserir 3 hashtags diferentes e ver os tweets que surgem em tempo real.

Twitterfall – Pode facilmente escolher um assunto popular ou inserir o seu termo de pesquisa, pode também ajustar o tempo de aparecimento dos tweets, a língua, se quer ou não ver re-tweets entre muitos outros.

Regras das hashtags

Não abuse das hashtags, se todos os seus tweets forem  uma hashtag, a utilidade da mesma fica diluída, não só pela fragmentação da conversão. mas também porque os seus tweets poderão passar a ser vistos como spam.

Não deixe de acrescentar um pouco de conteúdo juntamente com a sua hashtag, com isto ajuda que o leitor compreenda melhor para que uso esta está a ser utilizada, e também para não ser identificada como spam.

Não envie tweets com hashtags repetidas, ou apenas com hashtags, pelas mesmas razões já citadas anteriormente.

Agora que já conhece um pouco mais do que é uma hashtag, para que serve e como utilizar, porque não começar a utilizar e a rastrear, já usa hashtags nos seus tweets? Alguma se tornou um assunto popular?

Se gostou deste artigo, receba com toda a comodidade o RSS feed do PTwitter no seu leitor de noticias, em alternativa poderá também receber todas as actualizações por email.

Artigos relacionados:

Utilizador típico do twitter em Portugal, no Brasil e outras estatísticas

A história do twitter (em imagens)

Criar conta no twitter


Utilizador típico do twitter em Portugal, no Brasil e outras estatísticas



De tempos em tempos o PTwitter, irá promover algumas estatísticas e números do crescimento da utilização, do modo de uso, do utilizador típico, entre muitos outros.

No twitter a maior parte dos utilizadores, têm muito poucos seguidores nas suas contas e não enviam muitos “tweets”, já agora, sabe o que é um tweet? Por exemplo em média uma pessoa com 100 seguidores envia em média 2,4 tweets por dia enquanto um com 2000 seguidores manda uma media de 10,2 tweets por dia, logo à uma razão de proporcionalidade directa entre seguidores e número de tweets enviados. Tende a haver uma certa tendência para o aumento de tweets, à medida que aumenta a sua rede e sente uma certa necessidade de comunicar, com os seus amigos ou seguidores. O inverso também acontece, com o aumento do número de actualizações do seu estado (desde que não se torne spammer) mais pessoas se poderão sentir tentadas a segui-lo, principalmente se os seus tweets forem considerados como úteis e valiosos para os outros utilizadores. O ponto de inflexão parece estar entre 800 seguidores (2,8 tweets por dia) e 1000 seguidores (6,4 tweet por dia).

Alguns números interessantes:

12% de todos os tweets produzem 86% de todos os tweets;

5% de todas as contas são responsáveis por 75% de todos os tweets;

50% manda menos de 1 tweet por semana;

36% de todas as contas manda tweets todos os dias;

29% de todas as contas têm 0 seguidores;

Utilizadores do twitter no mundo:

utilizadores do twitter no mundo

Idade estimada dos utilizadores do twitter:

twitter-user-age

Aumento do numero de tweets com o aumento do numero de seguidores:

tweets-seguidores

Existem sempre utilizadores mais passivos que outros, mas isso não significa que estejam menos receptivos ao que você lhes pode proporcionar.

E você que método utiliza para conseguir seguidores?

É muito mais fácil seguir do que liderar, um pouco à imagem do mundo real…

Utilizador típico do twitter em Portugal

Recentemente os colegas do 2.0 webmania lançaram o Census twitter, que foi o primeiro censo lançado à comunidade portuguesa do twitter. Este primeiro censo deu a conhecer dados do utilizador típico português. O questionário contava com uma serie de perguntas, entre as quais informações gerais, questões para empresas, o acesso ao twitter e o futuro do twitter.

Basicamente o utilizador português tem como perfil:

  • Homem;
  • Solteiro;
  • Entre os 25-30 anos;
  • Frequenta o ensino superior;
  • É de Lisboa;
  • Conta do twitter é para uso pessoal;
  • Usa à menos de 6 meses;
  • Usa a rede social menos de 2 horas por dia;

Com este censo dá para tirar algumas ilações da forma como os portugueses olham e interagem com novas redes sociais. Para ver o censo completo visite Census twitter e tire as suas próprias conclusões.

Utilizador típico do twitter no Brasil

Tendo como inicio estimado Janeiro de 2008, a partir dessa data o crescimento tem sido exponencial, tendo inclusive entre Fevereiro e Março de 2009 um aumento de 96,8%, representando um crescimento de 344 mil para 677mil, os números do Brasil têm também expressão mundial, representando já 2,7% dos utilizadores mundiais.

Este inquérito foi realizado a 3268 utilizadores do Brasil, dando para tirar algumas conclusões interessantes do utilizador típico do twitter no Brasil:

  • Homem;
  • Solteiro;
  • Estado de S. Paulo e Rio de Janeiro;
  • Estudante do ensino superior, ou com formação superior;
  • Utiliza a internet mais de 50;
  • Possuem um espaço na internet: blog, website, fórum…
  • Segue perfis de revistas, jornais ou portais;
  • 87% afirma confiar nas opiniões e dicas de outros utilizadores do twitter;
  • 53% dos utilizadores veriam com bons olhos a introdução de publicidade na rede social;

E você enquadra-se no utilizador típico? Acha que este tipo de utilizador se pode alterar nos próximos tempos?

Tem mais algum dado ou estatística do twitter que não viu contemplado neste primeiro post sobre o tema, o PTwitter convida-o a deixar a sua opinião através de um comentário.

Artigos relacionados:

Cuidados a ter com malware no twitter

Usa o twitter em caso de emergência?

O que é o twitter?



Cuidados a ter com malware no twitter



 

Com o uso cada vez mais intensivo do twitter era normal que esta fonte de visitas e de potenciais vitimas, despertasse o interesse de scammers para a utilização desta rede social, para proliferarem malware. Os alertas partiram da Panda Labs, que é especializada no tratamento de malwares, quando começaram a reparar que muitos dos tweets enviados levavam para endereços de vídeos inválidos, para sites de phishing, para esquemas de extorção de dinheiro, ou para sites que lhe impunham a obrigação de um download para aceder ao serviço.

Actualmente estes scammers são bastante organizados tentando sempre estar um passo à frente, usando muitas vezes os tópicos mais atraentes para envio dos tweets com os links infectados, as mensagens enquadram-se perfeitamente no tópico escolhido, apenas o link não representa o que o utilizador espera deste. Para este fim, estes scammers fazem uso de centenas de perfis falsos, de modo a camuflarem-se e tentarem dar um pouco mais de credibilidade ao perfil, até hoje mais de 33 celebridades entre as quais a Britney Spears ou o presidente Barack Obama, tiveram tweets indevidos enviados, depois de as suas informações de acesso terem sido roubadas. Muitas vezes são os próprios scammers a criar os perfis falsos de celebridades, e com isso direccionam o tráfego gerado para onde bem entenderem, claro que nem todos irão cair nestes esquemas, mas por exemplo um perfil com milhões de seguidores, se 2% seguirem os links, e alguns fizerem o que é pedido na página de aterragem, todo este esquema terá sido um sucesso.

Actualmente os encurtadores de URL começaram também a tomar medidas contra estas práticas, bloqueando todos os links que se destinem a este tipo de sites.

Tenha muito cuidado com links a partir de seguidores em quem não deposita confiança, poderá ter uma surpresa desagradável, as imagens seguintes mostram um exemplo de um esquema para descarregar malware.

O utilizador carrega na hiperligação do tweet, camuflada pelo encurtador de URL

falsos-tweets 

· Na página de aterragem o utilizador é confrontado com a obrigatoriedade de fazer o upgrade do Flash Player para ver o vídeo.

falso-site

· Se aceitar o malware instala-se automaticamente.

· Recebe mensagens para fazer o download de um falso anti-virus chamado “Fast Anti-Virus”.

falso-antivirus

· Se for até ao final do processo chegará à conclusão que apenas lhe extorquiram $89 do falso anti-virus.

Evite clicar em hiperligações como este zadaden.mp/blog, twitterbest.com, ou myworld.mp, e realizar qualquer tipo de operação nestes sites.

Se considera esta informação valiosa talvez queira considerar subscrever o RSS feed do PTwitter. Bons tweets.

Posts relacionados:

Usa o twitter em caso de emergência?

A história do twitter (em imagens)

O que é Rss feed e twitter feed?

Reblog this post [with Zemanta]

A história do twitter (em imagens)



Neste post mostramos a história do em 2 imagens demosntrativas da história (ainda curta) do twitter, muito dentro do espírito do micro-blogging, expostas com pequenos tweets com mensagens do twitter. Na primeira imagem podemos ver que termina no twitpocalypse, este foi o nome dado a um Y2K bug (conhecido por bug do milénio), cada tweet enviado tem um numero de identificação, e julgava-se que quando este atingisse o numero 2,147.483.647 o numero vira-se negativo e o twitter tivesse um crash. Na realidade o dia passou sem problemas de maior e o twitter continuou a funcionar normalmente.

Nestas imagens pode-se ver as diferentes fases do twitter, estas imagens foram criadas por Infoshots e por Manolith.

história-do-twitter1

 

historia-do-twitter2

Para receber todas as nossas actualizações subscreva o nosso RSS feed.

Se ainda não se converteu ao twitter leia também os nossos artigos introdutórios:

Saiba o que é o twitter

Como criar conta no twitter

Como funciona o twitter feed e o RSS feed


Usa o twitter em caso de emergência?



Nos últimos tempos começa a ser normal, em casos de emergência ou pânico, o recurso ao twitter para relato dos mesmos, especialmente nos estados unidos, mas melhor que palavras deixo à sua consideração dois videos ilucidativos dos novos usos do twitter com resultados surpreendentes.




Aviso: este video tem imagens que podem ser consideradas chocantes, fica à sua consideração a sua visualização.






Já em 2007, durante um tornado na Califórnia, as pessoas antes de se refugiarem noticiaram o acontecimento no twitter, e seguiram o desenrolar dos acontecimentos a partir do twitter. E você utilizaria o twitter como meio de alerta, ou para enviar um pedido de ajuda?



Posts relacionados:


SNODS o jogo do twitter


O que é Rss feed e twitter feed?


O que é o twitter?


SNODS o jogo do twitter



Lançado a 9 de Junho o SNODS (social networks online defende squads), pretende em breve cativar todos os adeptos do twitter com um jogo extremamente simples de jogar e muito divertido.

O SNODS assenta num principio de jogo muito simples, raptar outros utilizadores inscritos no twitter (não tem obrigatoriamente que estar inscrito no jogo), e ganhar dinheiro com cada um, que posteriormente utilizará para fazer melhoramentos nas suas instalações ou aumentar o numero de guardas. A parte divertida é sem duvida subir nos rankings e para isso é necessário passar a concorrência roubando, raptando, e cumprindo missões, Nunca lhe apeteceu trancar alguém que segue, numa cela e deitar a chave fora? Pois bem agora é possível, e se essa pessoa vir que você a prendeu ainda mais divertido se torna.

O jogo está totalmente integrado no twitter sendo possível enviar instruções para o jogo através de tweets ou de mensagens de texto do seu telemóvel.

SNODS

Da minha ainda curta experiencia com o SNODS, acho que o mesmo deve ser levado como uma diversão, mas por exemplo se você for um dos 10 melhores jogadores do jogo é natural que isso desperte interesse no seu perfil, e quando este o visitar só terá de o cativar e direcciona-lo para onde bem entender. Neste jogo já raptei o Jeremy Shoemaker e posteriormente recebi uma mensagem pessoal do mesmo, no fundo não é apenas mais um jogo, mas uma forma de interacção e de dinamização da sua rede social.

Depois de entender os princípios de jogo do SNODS só vai querer ter as pessoas mais valiosas em seu poder e roubar aos outros quanto puder, e você já capturou alguém da sua rede social?

PS: Peço-lhe que não me prenda na solitária, tenho claustrofobia… encontramos-nos lá, até já!

Partilhe conosco a sua experiencia com o jogo através de um comentário, e ajude também quem se estiver a iniciar no jogo.


O que é Rss feed e twitter feed?



RSS feed

RSS significa Rich Site Summary ou Really simple syndication, o RSS permite construir um padrão para posterior apresentação em um de vários à escolha leitores de notícias. Estes leitores permitem agregar informações de todos os sites por si previamente seleccionados, e isto abre-lhe inúmeras vantagens como ter os seus conteúdos preferidos num mesmo local, sendo por isso mais fácil encontrar aquilo que pretende, e filtrar a informação dos seus sites preferidos, pode por exemplo deixar de visitar um website que subscreveu uma semana, e mesmo assim ter todos os novos artigos no seu leitor de noticias, já não tem desculpas para não seguir o seu blog ou website favorito. Actualmente quase todos os sites de notícias, e blogs especializados disponibilizam RSS feeds bastando para isso encontrar o símbolo de RSS feed ou ou qualquer outro símbolo do genero disposto no blog, geralmente encontra-se disponível normalmente numa zona visível do site, e no final dos artigos. Pessoalmente devo dizer, que todos os sites com RSS feed deveriam ter um artigo como este sempre visível, já que embora seja muito comum ver este serviço disponibilizado pelo site, ainda é muito comum o leitor não se interessar e não fazer uso desta ferramenta que lhe pode poupar tanto tempo e trabalho.


Twitter feed

O twitter feed veio suprir uma necessidade da grande maioria dos blogueiros que era enviarem uma actualização de status sempre que publicavam um novo artigo, com o twitter feed essa mesma actualização será efectuada automaticamente. Para começar a utilizar este serviço basta ir ao twitter feed, iniciar a sua sessão com uma conta open ID (Google, yahoo, blogger, livejournal…), e inserir o URL do RSS feed do seu blog, escolher o numero de actualizações, e com isto recuperará um tempo precioso para outras tarefas. E você já utiliza o twitter feed?
Se já utiliza os leitores de notícias como ferramenta porque não subscrever o ptwitter e receber as nossas últimas actualizações directamente no seu leitor?

Criar conta no twitter



Este é mais um artigo introdutório ao twitter e que lhe irá mostrar como efectuar o seu registo com sucesso, se ainda não sabe o que é que esta ferramenta/rede social veja aqui o nosso primeiro artigo sobre o que é o twitter.
Com o sucesso que está rede social tem atingido e com o inicio da aderência de celebridades, jornais, programas de televisão, você decerto não vai perder a oportunidade de seguir tudo o se passa à sua volta, e também irá criar o seu registo, porquê adiar o inevitável?
Para começar deverá ir ao twitter e clicar Get Started-Join, embora ainda se encontre na sua linguagem nativa o Inglês, ainda somente com a opção para mudar para Japonês (o que convenhamos não nos trás grandes vantagens), ainda assim será muito fácil de se registar com alguns simples passos:



- Fullname – Insira o seu nome completo.


- Username – Escolha o seu nickname tendo em atenção que este terá de ser único, e que será por este nome que será procurado, será sempre uma boa escolha o seu nome próprio ou o nome do seu website/blog.



- Password – Escolha uma password para aceder à sua conta do twitter.



- Email – Insira o seu endereço de correio electrónico.


- Type de Words above – escreva as letras dispostas na imagem.



E finalmente clique em create my account, neste momento criou a sua conta twitter com o endereço twitter.com/username.
E você já criou a sua conta no twitter?
Clique aqui e siga-nos no twitter

O que é o twitter?



Como provavelmente já terá ouvido falar, e visto muitos passarinhos espalhados na Web por blogs, fóruns, jornais, o que faz do twitter a rede social do momento. Esta rede assenta no principio de microblogging, que é a possibilidade de fazer várias actualizações usando poucas palavras.
Toda a arquitectura do Twitter baseia-se na base da resposta à pergunta “O que estás a fazer?”, com o utilizador a dar a resposta em apenas 140 caracteres, chamado “tweet”, sendo só por isso diferente das demais, permitindo partilhar informações que geralmente os seus amigos, ou quem o acompanha não tem acesso, como o artigo que está a consultar, a música que está a ouvir…


Como nas redes sociais a que está mais habituado como facebook ou hi5 é possível aceder aos seus contactos de correio electrónico e ver quais é que já aderiram, ou enviar convites para os amigos que ainda não aderiram. Esta rede social tem inúmeros usos pessoais ou empresariais, pode construir a sua legião de fãs, controlar a sua empresa, reunir um grupo de amigos, ou até iniciar e dar a conhecer a sua carreira política.
Talvez ache tudo isto com pouco interesse, ou talvez confuso a verdade é que possivelmente já enviou um “tweet” até mesmo sem saber, sempre que actualiza o seu “status” nas redes sociais com facebook ou hi5, dizendo o seu estado de espírito ou enviando um link o que acabou de partilhar foi um “tweet”.Diga-nos o que acha do twitter e deixe-nos o endereço do seu twitter para o seguirmos também… bons “tweets”.